Magazine Hiperligado

domingo, 18 de julho de 2010

Temperos e condimentos


Temperos ou condimentos simples e preparados

Denominam-se temperos ou condimentos toda substância que serve para adubar ou aromatizar a comida.


Açafrão = E Um tempero peculiar da cozinha indiana, indicamo-lo nas receitas dessa procedência. A maioria desses temperos e condimentos pode ser usada em pó; quando os utilizamos em grão, como a pimenta-do- reino, o cravo-da-india, o zimbro, ou em pedaços e casca, como o gengibre e a canela, devemos retirá-los logo depois de preparado o doce ou o acepipe.


Açúcar = E; como o sal, um dos condimentos básicos junto, em pequenas doses, a alguns legumes, evita que estes percam a cor na cocção . Em muitos pratos salgados é imprescindível uma discreta adição de açúcar para torná-lo de gosto mais delicado.


Alcaparra = E; um condimento que imprime um sabor fino a determinadas iguarias e serve de excitante.



Aves = Deve-se dar ás aves, antes de matá-las, uma dese de álcool ( vinho ou aguardente ) A carne fica mais tenra e o animal tem morte mais suave, sob a acçao do álcool.




Azeites = Os óleos vegetais e a manteiga estão actualmente em grande voga, indicados principalmente para as pessoas sujeitas a regime dietético, que sofrem do estômago ou do fígado. Nada mais acertado, não só porque os óleos e a manteiga diminuem a secreção gástica, como actuam sobre o fígado, aumentando a secreção biliar, que é alcalina, e sobre o pâncreas, cujo produto de secreção é também alcalizante dos ácidos do estômago.




Azeites de oliveira = O aspecto e o gosto do azeite depende do fruto s dos processos de preparação e filtragem. Não são todos os estômagos que toleram certos azeites excessivamente carregados ( mais de 5 % de acidez )
O azeite pode ser puro e no entanto não ser de boa qualidade. Para que o azeite seja verdadeiramente fino, dourado e brilhante, co ligeira fragrância e sabor de azeitona fresca, e preciso fabricá-lo á proporção que forem sendo colhidas as azeitonas. Nem todos os produtores entretanto têm essa paciência e cuidado. E também condição indispensável que as azeitonas sejam colhidas devidamente maduras e livres de qualquer enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário